Edredons macios e cheirosos são um convite para o relaxamento. Nada como ter uma noite de sono sob uma cobertura acolchoada. Mas esta cena perfeita pode dar lugar a um pesadelo quando o edredom não está bem conservado. O que era macio fica áspero. O que era limpo e cheiroso se transforma em um abrigo de ácaros. Melhor voltarmos para a cena dos sonhos e seguirmos as dicas para conversar seu edredom sempre aconchegante.
Não espere acumular sujeira para fazer a limpeza de seu edredom. Guarde as etiquetas do fabricante para seguir as instruções específicas conforme o tecido. Veja algumas recomendações para a lavagem, secagem e manter a conservação da peça:
Limpeza
– Evite lavagem a seco. Só lave em máquina doméstica se o peso e volume do edredom não excederem a capacidade da lavadora. Se for volumoso, como os edredons de matelassê, terá atrito com as paredes da máquina, desgastando a peça. Nesses casos, prefira uma lavanderia especializada.
– Verifique se a lavadora tem capacidade suficiente. Então acomode a peça cuidadosamente ao redor do agitador da máquina para evitar rasgos no tecido e embolamento da manta interna durante a centrifugação.
– Não use água sanitária, nem amaciante. Coloque o sabão em pó no recipiente adequado da máquina, na quantidade indicada pelo fabricante. Dissolva o sabão antes de mergulhar a peça.
– Não torça o edredom. Seque à sombra. O melhor processo de secagem é o de estufa, feito em lavanderias especializadas. Também evite passar o edredom.
Conservação do edredom
– Não guarde o edredom em embalagens plásticas para evitar fungos.
Antes de comprar observe se a manta interna está bem costurada por toda a peça. Quanto melhor a costura, menor o risco de embolamento.